Monumentos

Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa

Capela de Nossa Senhora da Conceição - Trás-do-Outeiro

Datada dos princípios do Séc. 16 (data do arcaz da sacristia) e restaurada entre 1909 e 1938 sendo, provavelmente destas datas a substituição do coro em madeira por betão.

Está situada num largo da aldeia num plano superior, o que lhe confere uma beleza especial.

Destaca-se a pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição do período Barroco, destaca-se também uma imagem de Santa Rufina do período barroco proveniente da ermida de Santa Rufina e Santa Justa, anteriormente referida. Ainda uma réplica da imagem de Santa Justa que estava na mesma ermida, imagem que se encontrava em muito mau estado.

Ladeando o arco da capela-mor estão duas edículas destinadas às imagens de Santa Justa e Santa Rufina. O tecto da capela-mor é de falsa abóbada de berço, pintado de azul e decorado com estrelas. O retábulo da capela-mor compõe-se de um arco de volta perfeita e, dentro deste, uma edícula guarnecida com um segundo arco em alvenaria pintada. Nesta edícula encontra-se uma imagem de Nossa Senhora da Conceição (c. 1930-40) . O sacrário é composto apenas por uma vista em talha dourada. Da capela-mor acede-se à sacristia. Nesta destaca-se apenas a existência de um pequeno arcaz-paramenteiro, bem como um pia de água benta em meia esfera.

Partilhar: