Monumentos

Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa



Capela de São Martinho

É uma capela gótico-tumular. Encontra-se no Largo de São Pedro em frente à Igreja do mesmo nome e foi instituída em 1331 por Pero Fernandes, raçoeiro da Sé de Lisboa e prior da Igreja de S. Tiago de Torres Vedras.

A fachada principal virada a nascente tem a empena angular rematada por singela cruz latina e é cingida por fortes cunhais. A meia altura e ao centro, tem uma fresta esguia de arregace duplo e oposto, vendo-se duas idênticas nas paredes laterais.

O friso do assento do beiral do telhado apoia-se em modilhões ligeiramente nervados.

O pórtico desenvolve-se em ogiva de três arquivoltas ao correr de molduras lisas, assentando em belas colunas de capitéis lavrados.

À esquerda vêem-se dois túmulos de forma trapezoidal, com tampa de inclinação dupla em albardilha, encimados por uma cruz flordelizada, tendo o da esquerda a frente lisa, e o da direita já um pouco sumidos, cinco escudos de armas.

No interior admira-se um abobadado de artesões, assentes em colunas de capitéis lavrados e alguns arcossólios medievais, abrigando enormes túmulos semelhantes aos existentes no exterior. Um dos túmulos sobre a asa exterior da albardilha, tem lavrado em alto relevo, um montante de merecimento, pela perfeição e minúcia do detalhe, o qual na extremidade da bainha, quase junto ao guarda-lama, na ponta do boldrié, apresenta uma minúscula cruz de Malta.

À entrada, de um e outro lado, sobre misulas viam-se duas magníficas esculturas em pedra do século XV, representando a Virgem da Maternidade e o Anjo S. Gabriel.

Partilhar: