Monumentos

Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa

Praça de Santa Maria

A Praça de Santa Maria é um dos marcos mais importantes na definição da estrutura urbana da Vila de Óbidos e uma das praças renascentistas mais interessantes em Portugal.

Desde meados do século XVI esta Praça é o coração da Vila, sendo palco das principais cerimónias religiosas e civis.

Com a profunda reestruturação da malha urbana de Óbidos, realizada no período renascentista por ordem da rainha D. Catarina de Áustria, mulher de D. João III, a Praça de Santa Maria transformou-se num dos principais símbolos da vila, sendo ainda, para o seu tempo, uma das maiores praças públicas do país.

Em torno desta praça encontram-se alguns dos principais edifícios, nomeadamente a Igreja de Santa Maria; os Paços de Concelho manuelinos, que também serviram de cárcere e tribunal; o Solar da Praça (o palácio mais prestigiado da vila a seguir ao Paço dos Alcaides); o Solar dos Aboins, imponente construção em cantaria, do século XVIII, mandada executar pelo rei D. João V de modo a que a casa tivesse condições de receber a Família Real; e o Telheiro, espaço público já referenciado em documentos do séc. XV, e que serviu de mercado e de balcão de honra às principais cerimónias.

Frente à Igreja de Santa Maria encontra-se o principal chafariz da Vila, mandado instalar em 1575 por ordem da Rainha D. Catarina. A água corrente neste ponto de abastecimento provém da localidade de Usseira, a cerca de três quilómetros, percorrendo um aqueduto que se encontra no exterior da muralha.

Partilhar: