CCSR Arelhense

Contatos

Morada:
Rua Principal - Arelho
2510-191 Óbidos

Telefones
262 959 317 - Geral
262 950 700 - Creche

Fax: 262 950 701

E-mail: geral@arelho-obidos.com

Site: www.arelho-obidos.com

Fundada em 18-1-1980

Corpos Sociais


Centro Social Cultural Recreativo Arelhense

A dezoito de Janeiro de 1980, nasceu pelo empenho de um grupo de moradores da localidade do Arelho, concelho de Óbidos, o Centro Cultural Social e Recreativo Arelhense, (denominado desde então por CCSRA), de forma a fazer face a uma necessidade do âmbito recreativo e cultural sentida pela comunidade local.

Estando esta Instituição orientada predominantemente para as áreas recreativa e de animação sociocultural, a mesma no seu âmbito de intervenção, privilegia a participação interativa, individual e grupal dos elementos da comunidade, tendo em vista a redução do isolamento social, o aumento da sociabilidade, bem como o desenvolvimento gradual das potencialidades e criatividade dos mesmos.

Neste sentido, têm sido desenvolvidas desde então, uma série de atividades culturais que impulsionam a aproximação intra e inter-geracional, visando o reforço dos laços de partilha e solidariedade, mobilizando e estimulando o envolvimento de recursos locais e não locais, com vista ao fortalecimento do sentimento de pertença à sua terra e às suas raízes, bem como à preservação da herança e identidade cultural própria da região.

Doravante, tem sido uma preocupação desta Instituição, a implementação de serviços de âmbito social que permitam fazer face às reais necessidades sentidas pela população local e não local, estando subjacente aos mesmos, o envolvimento e aproveitamento dos recursos locais, nomeadamente, recursos humanos e de infra-estruturas existentes, mobilizadas e reutilizadas para estes fins.
Assim, em 2006, foram concluídas as obras de ampliação do edifício existente, passando a funcionar nas mesmas o serviço de Centro de Convívio do Programa Melhor Idade (Rede Municipal de Centros de Convívio), já disponibilizado desde Agosto de 2005, tornando a este nível, esta Instituição parceira ativa do Município de Óbidos.

Em Outubro de 2007, e face à crescente procura da valência de creche por parte da população, foi inaugurado este serviço com a capacidade para 16 crianças, com idades compreendidas entre os 12 e os 36 meses.

Em resultado da prestação desta valência, começou a funcionar o serviço de refeições, disponibilizado quer para a mesma quer para a comunidade em geral, reaproveitando e rentabilizando assim a cozinha existente no edifício do C.C.S.R.A., outrora utilizada apenas para eventos pontuais.

Em 2010, esta Instituição conta com cerca de quatrocentos sócios, e face à crescente procura dos serviços disponibilizados, dá apoio em média mensal a cerca de vinte utentes do Centro de Convívio e a vinte e dois utentes da valência de creche.
Fazem parte da coletividade as secções social, cultural, desportiva e recreativa. A primeira é composta pelas já referidas valências de Creche e Centro de Convívio “Melhor Idade”. Da secção cultural fazem parte o Grupo de Teatro Amador “Fracos Mas Teimosos”, o Grupo de Danças Antigas “A Corte na Aldeia”, o Grupo Coral “Alegria da Nossa Terra” e o Rancho Folclórico e Etnográfico do Arelho. No que à secção desportiva diz respeito a associação conta com a equipa de BTT “BTT Arelho Team” e aulas de Zumba. Pontualmente e de forma espontânea os sócios organizam jogos de futebol e por vezes participam em torneios amadores na freguesia e concelho.

Partilhar: