Artesanato

Na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa tal como em todo o concelho, o artesanato está bem conservado, havendo ainda bastantes artesãos que ajudam a manter a tradição, especialmente nos domínios dos trabalhos em teares manuais, dos bordados, da pintura sobre azulejo e da pintura em cerâmica. Assim, por toda a freguesia, existem diversos locais de venda de artesanato.

Verguinhas - Oficina do Barro

Tradição da Vila de Óbidos, era uma arte em vias de extinção, mas as aulas com os formadores obidenses, José Correia e Melânia Correia (na altura era a única que desenvolvia este género de trabalho) permitiram que alguns alunos continuassem essa herança. A oficina é anualmente visitada por muitos turistas que, encantados com o trabalho, levam as verguinhas para todo o Mundo.

A Oficina das Artes, também conhecida como Oficina de Barro, funciona há mais de 20 anos e dá especial destaque à verguinha, um artesanato de origem italiana que se foi perdendo no tempo, até que Bordalo Pinheiro, numa das suas viagens o trouxe de volta a Portugal.

Rua Direita nº 45
2510 Óbidos

Tel 262 955 500

Horário:
09:00h às 13:00h
14:40h às 20:00h

Retalhos - Trapologia

Outrora, os poucos recursos económicos do nosso povo aguçaram a capacidade do "saber fazer". O aproveitamento de todos os pedaços de tecidos deu origem a uma arte decorativa.
À tradição junta-se a modernidade e daí saem autênticas obras de arte, nomeadamente, colchas, sacos, almofadas, malas entre outros.

Partilhar: