Rancho da Chapeleira

Rancho Folclórico e Etnográfico da Chapeleira

Rancho Folclórico e Etnográfico da Capeleira

O grupo foi fundado em 1972 apenas com marchas de Carnaval e quatro ou cinco danças de Folclore mas nesse mesmo ano por carolice e por gosto por esta atividade, por iniciativa do Sr. Casimiro Marques surgiu o Rancho Folclórico da Capeleira.

Só em 1986 foi constituída associação para em 2000 com aprofundamento das pesquisas etnográficas, o passou a denominar-se Rancho Folclórico e Etnográfico da Capeleira. Em 2005 foi formado o rancho infantil, pois esta formação é uma aposta do grupo, para assim assegurar a continuação do trabalho desenvolvido.

Os trajes são inspirados nas lides da lavoura pois essa era a atividade predominante da época que o grupo representa.

Desde 2004 o rancho conta também com um grupo de danças medievais renascentistas para atuar em feiras e mercados medievais ou outros eventos dentro do contexto, denomina-se: “Grupo de Danças Antigas Josefa D’Óbidos”.

Em 2012 iniciou a atividade musical com a formação do grupo “Grupo de Música Antiga Josefa D’Óbidos” composto por flautas, timbalão e crumhorns, com total de seis músicos.

Grupo de Danças Antigas "Josefa de Óbidos"

Criado no ano de 2004 o Grupo de Danças Antigas Josefa de Óbidos conta com um invejável palmarés de actuações. Estreando-se no Mercado Medieval de Óbidos de 2004 tem a assinalar a participação em Ceias, Mercados e Feiras Medievais de Santa Maria da Feira, Elvas, Aljubarrota, Porto de Mós, Oliveira do Bairro, Castro Marim, entre outros. Cientificamente tem vindo a ser orientado pela professora Leonor Beltrán, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Conta com acompanhamento de música ao vivo sob a direcção do professor Joaquim António dos Santos. No ano de 2006-2007 recebeu apoio do Programa Operacional da Cultura através do projecto Óbidos Património Vivo. A 07-07-2007 representou Óbidos na Gala das 7 Maravilhas transmitida pela TVI para todo o Mundo.

Partilhar: