Rancho Folclórico e Etnográfico da Capeleira
O grupo foi fundado em 1972 apenas com marchas de Carnaval e quatro ou cinco danças de Folclore mas nesse mesmo ano por carolice e por gosto por esta atividade, por iniciativa do Sr. Casimiro Marques surgiu o Rancho Folclórico da Capeleira.
Só em 1986 foi constituída associação para em 2000 com aprofundamento das pesquisas etnográficas, o passou a denominar-se Rancho Folclórico e Etnográfico da Capeleira. Em 2005 foi formado o rancho infantil, pois esta formação é uma aposta do grupo, para assim assegurar a continuação do trabalho desenvolvido.
Os trajes são inspirados nas lides da lavoura pois essa era a atividade predominante da época que o grupo representa.
A sua tocata é composta por vozes, acordeões, clarinete, bombo, pandeireta, ferrinhos e reco-reco.
Já representou a sua terra de norte a sul do país e em 2018 atuou na ilha do Pico, Açores, em intercâmbio com o Grupo Folclórico da Casa do Povo da Parainha, município de São Roque.
Desde 2004 o rancho conta também com um grupo de danças medievais renascentistas para atuar em feiras e mercados medievais ou outros eventos dentro do contexto, denomina-se: “Grupo de Danças Antigas Josefa D’Óbidos”.
Em 2012 iniciou a atividade musical com a formação do grupo “Grupo de Música Antiga Josefa D’Óbidos” composto por flautas, timbalão e crumhorns, com total de seis músicos.
Ver documento